BlogBlogs.Com.Br
Clique aqui para assinar o Feed
Participe da comunidade TheCodeBr no Orkut
Siga o TheCodeBr no Twitter

terça-feira, 27 de abril de 2010

C# - Numero Randômico (Random Number)

Olá galera, neste tutorial, vamos aprender como gerar numeros randômicos com c#.net em um web project com visual studio 2010.

Agora você vai se perguntar, porque gerar numeros randômicos, temos diversos cenários que podemos implementar isto, por exemplo, em upload de imagens ou arquivos, para não haver nomes duplicados, podemos fazer o nome do arquivo com: numero randômico + nome da imagem + extensão, assim a possbilidade de ter dois arquivos com o mesmo nome é quase impossivel, também podemos usar numeros randômicos para senhas unicas, em fim, infinitas possiblidades, vamos ao que interessa, ao tutorial, clique no leia mais logo abaixo para visualizar o post por completo, bons estudos.

Ok, o primeiro passo é abrir nosso visual studio, e criar um novo projeto web, estou usando o Visual Studio 2010, porém estes recursos estão disponivies em todas versões, inclusive nas Express Edtion.


Criando projeto web site no visual studio

Logo em seguida escolhemos a opção ASP.NET WebSite e clicamos em OK.

Com o nosso projeto criado podemos começar a desenvolver nosso exemplo, abra a página Default.aspx e altera a visualização para o modo design, como a imagem abaixo.

Alterando para o modo design no Visual Studio
Alterando para o modo design no Visual Studio

Feito isso, agora vamos adicionar dois controles da ToolBox do nosso Visual Studio. A ToolBox, se encontra do lado esquerdo do nosso VS, se ela não estiver visível, abilite-a no menu superior, vá em View > ToolBox, ou Ctrl+W, X.

Vendo nossa ToolBox, clique e arrasta para nossa página Default.aspx o controle Label, faça o mesmo com o componete Button, nossa página ficará como a imagem abaixo:

Página com os controles adicionados
Página com os controles adicionados

Com os nosso controles na página, vamos a programação.

De dois cliques no botão que acabamos de adicionar para ir a página Default.aspx.cs (CodeBehind), e adicionar autómaticamente o evento de click ao nosso Button, nossa página irá ficar como a imagem abaixo:

Página de CodeBehind no Visual Studio
Página de CodeBehind no Visual Studio

Agorá vamos adicionar algumas linhas de código, copie ou escreva as linhas abaixo dentro do nosso evento de click do Button adicionado:

Random oRND = new Random();

Label1.Text = oRND.Next(0, 9999).ToString();

Comentando as linhas acima, na linha 01, começamos chamando a class Random, que faz parte do namespace System, em seguida referênciamos a class com o nome "oRND", logo depois o sinal de = e em seguida fechamos o instanciamento com a class Random e os parênteses.
Na linha 03, acessamos nosso label junto com a própriedade text dele, logo atribuimos o valor text do Label1 com o sinal de =, depois acessamos nosso objeto que se chama oRND que acabamos de criar e chamamos o metodo Next, dentro dos parênteses definimos o valor mínimo e o valor máximo, assim será gerado numeros randomicos entre 0 e 9999, logo em seguida transformamos o valor retornado em string, ou seja, tipo texto.

Nossa página de códigos irá ficara assim:

Página com código adicionado

Pronto, execute nosso projeto apertando F5, espera a página ser compilada e aguarde o seu navegador padrão abrir mostrando a nossa página, de alguns cliques no botão é veja a mágica acontecer, facil não ?

Até o próximo post, se tiver alguma duvida escreva um comentário que estarei respondendo, até logo, e bons estudos. 


4 comentários:

wio330 disse...

boaaa valeu

Jonatas Freitas disse...

Feito ;)

Dorival disse...

simples e didático...vlw. Dorival

Silvio disse...

Direto no ponto, matou a dúvida no ato! Obrigado.

Postar um comentário


----------------------------------------------------

About me (+)

Jonatas Freitas

Este blog surgiu da minha necessidade de passar meu conhecimento adiante e tornar esta web ainda mais bonita e funcional.

Meus artigos serão direcionados ao desenvolvimento web em geral.
Tutoriais, dicas, notícias e boas práticas sobre: Html, css, JQuery, action script, c# e outros.

Boa sorte nos estudos.

E-mail:
jonatas.freitas@live.com

----------------------------------------------------


Download:


----------------------------------------------------


----------------------------------------------------

Chat Rápido:


----------------------------------------------------

Contador:

Free Hit Counter
----------------------------------------------------

Tools:

Parceria.info - Divulgue seu Site
Technology Blogs

Free SEO Tools

{thecodebr} 2010 {/thecodebr}